As perguntas mais frequentes em entrevista de emprego


08/01/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego



Quando se é convocado para a tão desejada entrevista de emprego, é necessário estar preparado para responder às perguntas dos recrutadores da forma mais adequada possível. É essencial se acalmar, para responder de forma eficiente.
Existem perguntas que são feitas com bastante frequência pelos entrevistadores. Através desse artigo, você verá algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego.

 

Fale sobre você.

Essa pergunta é bastante frequente nas entrevistas e a resposta deve ser bem praticada. Procure ser objetivo ao responder, sempre focando nos resultados que poderá gerar. Fale sempre sobre assuntos que serão de interesse profissional. Essa pergunta te dá a oportunidade de se descrever de forma positiva, focando nos pontos fortes.

 

Porque está interessado em trabalhar nessa empresa?

Desafios e chance para contribuir para o crescimento da empresa são as melhores respostas para essa pergunta. Não é recomendado responder que deseja obter aprendizado, pois geralmente, as empresas preferem contratar pessoas que pareçam estar preparadas para o trabalho.

 

Fale sobre sua última experiência de emprego.

Quando for responder a essa pergunta, jamais fale mal a respeito da empresa em que trabalhou ou ainda trabalha. Falar mal da empresa causa péssima impressão. Uma boa alternativa é justificar sua saída do emprego relatando que a empresa não podia lhe oferecer perspectiva de crescimento, sendo que você almeja por novos desafios profissionais.

 

O que você sabe sobre nossa empresa? O que o atrai nela?

Para responder de forma adequada a essa pergunta, o ideal é pesquisar, antes da entrevista, sobre a empresa. Alguns meios de encontrar informações úteis são o próprio site da empresa, jornais ou revistas e conversando com pessoas que trabalham ou trabalharam na organização.

 

Fale sobre resultados que tenha alcançado e tenham lhe dado grandes satisfações em sua carreira ou em seu emprego.

Escolha bem os fatos que irá mencionar. Fale sobre acontecimentos mais recentes e que tenham relação com seu objetivo profissional.

 

Você tem espírito de liderança? Conte uma experiência que demonstre isso.

Responda citando com acontecimentos do seu passado. Pode ser até mesmo experiências que tenham ocorrido na escola ou na faculdade, caso não tenha experiência profissional para relatar.

 

Fale sobre as suas qualidades.

Para responder, foque nas competências que você possui e que serão úteis para a função que deseja desempenhar. Fale sobre suas qualidades como profissional. Essa resposta é fundamental para demostrar que você conhece suas qualidades e sabe que elas contribuirão positivamente com o seu desempenho na empresa.

 

Quais são seus pontos fracos?

Substitua pontos fracos por “pontos a desenvolver”. Dessa forma, você estará demonstrando que está consciente de seus defeitos, que não é perfeito e que se importa em melhorar esses pontos. Vai mostrar que se preocupa em lidar com esses pontos e procura melhorar sempre, para que eles não atrapalhem seu desempenho como profissional.

 

Como você se vê daqui a cinco anos?

Responda a essa pergunta relatando sobre suas metas de carreira apontando que você almeja ter alcançado crescimento profissional nesse período. Dessa forma, os recrutadores entenderão que você irá se empenhar em seu trabalho, pois tem vontade de crescer na profissão.
Essas são algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego. Agora que você já conhece, prepare-se para se sair bem.

 

Dicas para entrevista de emprego

É muito importante saber ouvir o entrevistador com atenção. Não responda sem pensar. Caso não tenha entendido uma pergunta, peça explicação. Assim, você pode mostrar interesse.
Não perca o foco, seja objetivo e justifique suas respostas, aproveitando para mencionar suas qualidades de forma breve.
Evite falar mal de alguém ou de alguma empresa. Também evite o uso de gírias e brincadeiras que possam causar a impressão de falta de seriedade.

Comentários