ATENÇÃO! Cuidado com vagas falsas que são compartilhadas no Facebook!!


04/02/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Informações ao Trabalhador


Vagas falsas que são compartilhadas no Facebook – Como não cair nesta armadilha

Como não cair nesta armadilha?

 

O índice de desemprego no Brasil cresceu bastante, sendo que o último levantamento do IBGE menciona que atualmente são mais de 12 milhões de desempregados em todo país. Em meio a este cenário, a divulgação de vagas falsas que são compartilhadas no Facebook ganhou ainda mais espaço.

O motivo disso é que muitas pessoas de má fé se aproveitam do desespero dos desempregados em conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho, fazendo com que eles se tornem presas fáceis de vagas que não existem.

Para evitar cair nessas armadilhas e até mesmo em sérios golpes virtuais, elaboramos alguns cuidados bem simples. Confira!

 

 

 

Dicas de como não se enganar com vagas falsas que são compartilhadas no Facebook

 

Com relação às principais dicas para evitar ser enganado por vagas falsas, destacam-se:

Desconfiar (e muito) dos “milagres”

Uma das principais características das vagas falsas que são compartilhadas no Facebook é que geralmente elas prometem “milagres”, ou seja, altos ganhos em pouco tempo, empresa já estabelecida no mercado (sem divulgar o nome), rápido crescimento sem a necessidade de experiência etc.

Com isso, muitas pessoas iludidas com a possibilidade de conquistar um emprego interessante acabam caindo nesta armadilha. Portanto, desconfie (e muito) dessas promessas mirabolantes de sucesso rápido.

Jamais pagar pela vaga

Outra característica das vagas falsas consiste na proposta de vender algo ou pagar algum valor referente a supostos cursos, reformulação no currículo, material etc para ter a chance de obter a vaga. Isso é golpe na certa.

Isso também vale para as falsas agências de emprego que mencionam estar a serviço de determinada empresa e solicitam pagamentos em troca da participação no processo seletivo.

Uma empresa séria jamais exigirá qualquer tipo de pagamento para que as pessoas possam concorrer ou assumir uma vaga no quadro de funcionários.

Da mesma forma, as agências de emprego honestas nunca exigirão dinheiro dos candidatos, já que todos os custos com relação ao recrutamento e seleção de pessoas são pagos pelas empresas, jamais pelos próprios candidatos.

 

Busque dados da empresa

Nunca aceite qualquer tipo de proposta, muito menos assinar algum contrato duvidoso, sem antes saber exatamente de qual empresa se trata, as condições do cargo, salário, benefícios etc.

Geralmente quando a suposta vaga se trata de um golpe, a pessoa que faz a intermediação disso foge a estas perguntas e nunca as responde de forma objetiva.

Caso seja divulgado algum nome ou até mesmo telefone de contato de maneira estranha, sempre busque fazer uma pesquisa (que pode ser feita pelo Google), verificando se tal empresa existe, se há reclamações sobre ela etc.

Na ansiedade de conseguir um emprego digno, infelizmente muitas pessoas entram em armadilhas e perdem um dinheiro que irá fazer muita falta.

 

Procure emprego em fontes confiáveis

Por mais que o Facebook tenha se tornado um amplo canal de comunicação, no momento de buscar emprego, a melhor opção é priorizar fontes seguras de informação, sejam elas por meio de sites confiáveis, agências de empregos já bastante conhecidas, anúncios em jornais etc.

Obviamente há muitos anúncios sérios no Facebook, mas essas vagas geralmente estão vinculadas à página oficial da empresa com todos os dados verídicos para que o candidato possa consultar.

 

Em suma, quando o assunto se trata de vagas falsas que são compartilhadas no Facebook, sempre desconfie de:

– Salários e benefícios muito acima da média;

– Promessas mirabolantes de crescimento rápido;

– Não exigência de experiência no cargo;

– Solicitação de qualquer tipo de pagamento;

– Ausência de dados claros e objetivos quanto à suposta empresa que está divulgando a vaga.

Seguindo todos esses cuidados, com certeza as chances de cair em algum golpe com relação às vagas falsas que são compartilhadas no Facebook serão eliminadas.

Comentários