8 dicas para mudar de profissão e conquistar seu lugar no mercado de trabalho


20/06/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


dicas para mudar de profissão

8 dicas para mudar de profissão e conquistar seu lugar no mercado de trabalho

 

Simples dicas para mudar de profissão são determinantes para que você supere o desemprego ou até mesmo inicie uma nova etapa na vida profissional. Para saber o que considerar ao fazer essa transição, confira nosso post.

Dicas para mudar de profissão – O que você precisa saber

 

1 – Analise o que você mais gosta de fazer

Mudar de profissão é mais simples que as pessoas imaginam. Diante da crise econômica, do desemprego ou do desejo de trabalhar em outra área, o primeiro passo é identificar as atividades que você mais gosta de fazer.

Tente pensar em pelo menos 2 ou 3 atividades que você faria diariamente com satisfação, como por exemplo, cozinhar, organizar a casa, consertar equipamentos eletrônicos, consertar carros ou motos, fazer pequenos reparos, cuidar do jardim, vender cosméticos, maquiar etc.

Já parou para pensar que aquela atividade que você faz nas horas vagas pode ser a chance de trabalhar em outra área ou iniciar um negócio próprio?

 

2 – Identifique o que você faz bem

Entre as dicas para mudar de profissão, uma delas é identificar o que você sabe fazer bem. Depois de definir 2 ou 3 atividades que você gosta de fazer, veja em qual delas possui maior habilidade. A combinação da satisfação com a habilidade é perfeita para ter excelentes resultados na nova profissão.

Para saber aquilo que você faz bem, além da sua percepção, busque a opinião de familiares e amigos. As pessoas geralmente nos ajudam a enxergar possibilidades que ainda não identificamos em nós mesmos.

 

3 – Pesquise sobre essa nova profissão

Definida uma área de atuação, inicie uma pesquisa profunda sobre tudo que envolve essa profissão, identificando fatores como:

  • Cursos necessários para atuar na área;
  • Profissionais que mais se destacam nessa profissão;
  • Empresas que mais empregam na área escolhida;
  • Como funciona para atuar como autônomo na profissão escolhida;
  • Como conseguir os primeiros trabalhos etc.

 

4 – Converse com profissionais da área

Conversar com os profissionais da área escolhida é outra das melhores dicas para mudar de profissão. Pergunte a esses profissionais como é a rotina deles, como fizeram para começar a trabalhar nessa profissão, quais conselhos eles dão para quem está começando etc.

Você pode conversar com essas pessoas em cursos relacionados a essa profissão ou pedir a ajuda de familiares e amigos que possam te apresentar a um desses profissionais.

 

 

5 – Faça um planejamento financeiro

 

dicas para mudar de profissão 1

Caso você esteja empregado e queira mudar de área, é fundamental fazer um planejamento financeiro para se adequar à nova realidade profissional. Por isso, mantenha-se trabalhando enquanto busca a qualificação necessária e faça reservas financeiras.

No caso de pessoas que estão desempregadas, é necessário começar imediatamente. Mesmo que não tenha experiência na área, busque por trabalhos em níveis iniciais à medida que começa a fazer cursos e se aperfeiçoar constantemente.

Por exemplo, uma pessoa que deseja atuar como cozinheira e não tem experiência nessa função, pode buscar vagas como auxiliar de cozinha e aos poucos conquistar novas oportunidades.

 

6 – Tenha uma lista de contatos

Outra das dicas para mudar de profissão é fazer uma lista de contatos com pessoas que possam te indicar para a área escolhida ou até mesmo oferecerem as primeiras oportunidades de trabalho ou serviço autônomo. Essa lista pode começar com amigos, familiares, vizinhos etc. O importante é começar a colocar em prática sua nova profissão e ganhar cada vez mais experiência.

 

7 – Faça cursos

Além de fazer os cursos básicos para iniciar numa nova profissão, continue estudando para se aperfeiçoar e obter melhores rendimentos. Na internet são disponibilizados diversos cursos online a preços acessíveis nas mais diversas áreas, desde culinária, organização de eventos, vendas, jardinagem, organização de ambientes, conserto de equipamentos eletrônicos etc.

 

8 – Não tenha medo da mudança

Mudar é uma dificuldade natural do ser humano. No entanto, diante de muitas situações da vida, ela é a única saída. Se você não consegue emprego na área em que atuava, considere seriamente a possibilidade de mudar de profissão. Esta pode ser uma grande oportunidade para iniciar uma nova fase da vida e trabalhar com algo que você já faz bem.

Para quem está infeliz no trabalho atual a regra é a mesma: não tema a mudança. Busque conhecimento e esteja aberto para novas oportunidades.

Além de saber essas dicas para mudar de profissão, comece hoje mesmo a aplicar essas ideias e identificar em qual área você deseja atuar.

 

Comentários