A importância da motivação no trabalho


11/07/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


motivação no trabalho

A importância da motivação no trabalho

A motivação no trabalho é um dos fatores que mais impactam no seu sucesso profissional e na qualidade de vida. Somente por meio dela é possível conquistar promoções na empresa, continuar estudando e investir no crescimento da carreira. Para saber como conquistar a motivação no dia a dia, confira nosso post.

7 maneiras de aumentar a motivação no trabalho

1 – Trabalhe com o que ama

Manter a motivação no trabalho é muito mais difícil quando estamos numa área que não gostamos. Por mais que nos esforcemos para oferecer o melhor, nunca nos sentimos 100% satisfeitos e isso afeta bastante o desempenho.

Pare um pouco para pensar se esta é a área na qual você deseja se manter ou se sente vontade de trabalhar em outra coisa. A resposta a essa pergunta é a chave para ser uma pessoa naturalmente motivada no trabalho.

2 – Busque conhecimento

Independentemente da área na qual você atua é fundamental buscar conhecimento. Isso envolve fazer um curso superior ou cursos de menor duração, participar de treinamentos, workshops e demais eventos relacionados à sua profissão.

Em um mundo tão globalizado como o que vivemos, tudo está mudando cada vez mais rápido e você precisa estar bem informado sobre tudo que acontece na sua área de atuação.

Essa busca por aprimoramento vale para todas as profissões, desde o auxiliar de limpeza até os altos executivos de empresas. Sempre é possível melhorar nossas tarefas no dia a dia e conquistar melhores posições na empresa e no mercado de trabalho como um todo.

3 – Acompanhe profissionais que se destacam

Outra dica para aumentar a motivação no trabalho é se inspirar em profissionais que se destacam na área que você atua. Para fazer isso, basta construir uma amizade com pessoas próximas a você ou simplesmente acompanhar os melhores profissionais do país e do mundo por meio do Instagram e do Facebook.

Por exemplo, se você trabalha como cozinheira, faça uma pesquisa de pelo menos 5 profissionais que se destacam nessa área e veja o que eles fazem de diferente.

Se você trabalha no administrativo de uma empresa, é interessante acompanhar conteúdos dos profissionais mais procurados na área da administração. Se inspirar em pessoas que já estão em posições elevadas é uma das melhores formas de crescer.

4 – Aprenda a descansar

Saber descansar é tão importante quanto trabalhar. Um descanso de qualidade é aquele que envolve dormir o suficiente, ter momentos de lazer, ler um livro, assistir um filme e esquecer, por alguns momentos, os compromissos da semana.

Esse descanso faz com que as energias sejam renovadas e você consegue manter a motivação no trabalho de forma natural. Por mais que você tenha poucos dias de folga, dê qualidade a esses momentos.

5 – Construa um bom relacionamento com os colegas

motivação no trabalho

Um bom relacionamento com os colegas é uma das principais fontes de satisfação no trabalho. Nada pior e mais desgastante que trabalhar em um lugar onde o clima entre as pessoas não é bom.

Para construir esse relacionamento, busque compreender as dificuldades próprias de cada colega e não misture questões pessoais com profissionais. No ambiente de trabalho todos sofrem pressão e saber como lidar com isso e entender os colegas irá abrir muitas portas para sua carreira.

Outra dica é fugir de fofocas, conversas paralelas e reclamações, já que isso, além de não ajudar em nada, suga nossas energias e provoca sérios conflitos entre as pessoas.

6 – Assuma desafios

Para manter a motivação no trabalho é fundamental assumir desafios (dos pequenos aos grandes). A ausência de desafios nos deixa acomodados e, com o passar do tempo, desmotivados.

Desafios motivam e sempre nos levam além, contribuindo para futuras promoções, aumento de salário e desenvolvimento profissional.

7 – Tenha atividades prazerosas ao final do dia

Ainda que seja meia hora, sempre reserve esse tempo ao final do dia para que você faça algo que lhe dê prazer e relaxe a mente, como por exemplo ler, ouvir música, assistir um programa interessante na TV, tomar um banho um pouco mais demorado etc.

Esse simples hábito ajuda a dormir melhor e prepara a mente para as atividades do dia seguinte com maior ânimo e disposição.

Manter a motivação no trabalho é essencial para conquistarmos os melhores resultados na profissão e na vida. Por isso, fique sempre de olho nessas dicas.

 

Confira também: Como aumentar as chances de ser contratado ?

Comentários