A importância das redes sociais na procura por emprego


29/04/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Informações ao Trabalhador


A importância das redes sociais na procura por emprego3

 

A cada dia a importância das redes sociais na procura por emprego é maior. Isso por que, além de as empresas “investigarem” os candidatos nos perfis de Facebook, Instagram e Twitter, por meio dessas redes é possível ter acesso a uma série de vagas interessantes e, é claro, fazer um marketing pessoal.

Para saber como as redes sociais podem ajudar você a conquistar um emprego e aprender a utilizá-las a seu favor, confira nosso post.

 

 A importância das redes sociais na procura por emprego

 

7 dicas de como usar a importância das redes sociais na procura por emprego

 

1 – Participar de grupos fechados

Para ter acesso às vagas na sua cidade e região, uma das melhores alternativas é participar de grupos fechados no Facebook que são específicos para divulgação de oportunidades de emprego e trabalhos como freelancer. As empresas cada vez mais têm utilizado essa ferramenta para anunciar vagas e solicitar envio de currículos.

 

2 – Pesquisar sobre algumas empresas

Ao elaborar uma lista de empresas para as quais você deseja enviar seu currículo, é fundamental pesquisar um pouco mais sobre a história de cada uma delas, visão, missão, valores, ramo de atividade etc.

E para ter acesso a essas informações, nada melhor que acessar o perfil dessas empresas no Facebook e Instagram. Ter essas informações em mãos na hora da entrevista é determinante para a conquista da vaga, já que as empresas valorizam

muito os candidatos que buscam informações preliminares antes de irem para a entrevista.

 

3 – Investir no marketing pessoal

Ao aprender sobre a importância das redes sociais na procura por emprego você deve ter em mente que esses canais são poderosos instrumentos para o seu marketing pessoal. Para usar isso a seu favor, cuide muito bem do que você posta nas redes sociais, foto do perfil etc.

Para valorizar sua imagem como profissional, o ideal é que sua foto de perfil demonstre isso. Se possível, tenha uma foto bem caprichada com camisa e blazer (isso confere bastante credibilidade). Essa regra vale para homens e mulheres. Evite compartilhar fotos com bebidas, com roupas muito decotadas ou sem camisa (no caso dos homens).

Outra questão muito importante é evitar compartilhar opiniões polêmicas nas redes, relacionadas principalmente a política e religião. Como há muitas divergências quanto a esses temas, é preferível manter uma certa neutralidade.

 

Saque do FGTS inativo liberado – Fique por dentro das datas!
Governo Federal Lança a Carteira de Trabalho Digital – Saiba como solicitar
ATENÇÃO! Cuidado com vagas falsas que são compartilhadas no Facebook!!

 

4 – Divulgar seu trabalho (e sua imagem)

Tanto para quem está procurando um emprego fixo quanto para os profissionais autônomos, é essencial usar as redes para divulgar seu trabalho ou engajamento na área em que atua.

Compartilhe, por exemplo, fotos suas em cursos de aperfeiçoamento, livros relacionados à área na qual você atua, vídeos do Youtube de palestras interessantes etc. Isso conta bastante para fortalecer sua imagem profissional.

Mesmo que você esteja desempregado no momento, não desista de fortalecer sua imagem nas redes sociais, já que essa simples atitude certamente abrirá muitas portas no mercado de trabalho.

Caso você seja um profissional autônomo, além das dicas acima, é indicado fazer um folder específico para Facebook e Instagram com excelente qualidade de imagem e letras claras divulgando seu trabalho.

 

5 – Compartilhar vagas e demais informações

A importância das redes sociais na procura por emprego1

 

Sempre que você souber de uma vaga de trabalho, compartilhe com seus amigos e colegas nas redes sociais e WhatsApp. Por mais que essa vaga neste momento não tenha relação com seu perfil, o fato de você compartilhar essa informação com outras pessoas fará com que naturalmente alguém faça o mesmo por você, gerando várias oportunidades de emprego.

 

6 – Seguir as páginas das agências de emprego

Outra excelente estratégia para aproveitar ao máximo a importância das redes sociais na procura por emprego é seguir as páginas de agências localizadas na sua cidade e região. Elas diariamente anunciam vagas disponíveis, facilitando para que os candidatos encontrem as oportunidades que mais tem relação com seu perfil.

Reserve dois períodos, de preferência logo de manhã e no final do dia, para checar todas as vagas divulgadas pelas agências.

 

7 – Jamais critique empresas ou pessoas nas redes

Nunca compartilhe ou escreva em suas redes sociais conteúdos que criticam empresas ou pessoas, principalmente quando essas notícias não são confirmadas. Esse tipo de crítica prejudica a análise do candidato por parte das empresas em geral, comprometendo a imagem profissional.

Com todas essas dicas sobre a importância das redes sociais na procura por emprego, você conseguirá excelentes resultados em pouco tempo, conquistando a tão sonhada vaga.

Comentários