As consequências do uso do WhatsApp no trabalho


28/04/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Informações ao Trabalhador



As consequências do uso do whatsapp no trabalho

O Whatsapp é um aplicativo que tem se tornado a cada dia mais comum na vida das pessoas, devido a sua praticidade. Ele já é uma das principais ferramentas para comunicação com familiares, amigos e colegas de trabalho. Além disso, também tem sido utilizado como forma de comunicação comercial pelas empresas, quando se faz uso do WhatsApp no trabalho.

Toda essa praticidade faz com que o uso desse aplicativo se torne um hábito frequente que, apesar de seus benefícios, pode trazer consequências quando utilizado de forma inadequada em determinados ambientes, como por exemplo, o local de trabalho. Acompanhe esse artigo e conheça as consequências do uso do Whatsapp no trabalho.

 

uso do whatsapp no trabalho

 

Mau uso do WhatsApp pessoal no trabalho

Apesar de, no ambiente, de trabalho existir a necessidade de se ter interações sociais, como aquelas que temos em outros ambientes, no trabalho existem regras a serem seguidas e metas a serem alcançadas. O descumprimento das mesmas pode gerar consequências para a empresa e para o empregado, por isso, é importante estar atento e evitar ter esse tipo de problema.

Uma das consequências do uso do Whatsapp no trabalho é a má administração do tempo. Em muitos casos, o empregado não consegue organizar seu próprio tempo, pois acaba interrompendo o serviço para utilizar o aplicativo, perde o foco e acaba desperdiçando seu tempo de trabalho. Além disso, pode cometer erros devido à distração que o aplicativo pode gerar, enquanto se envia e recebe mensagens via WhatsApp no trabalho.

Durante o expediente, o empregado é remunerado durante todo o tempo, por isso, é normal que a empresa queira que ele esteja inteiramente à disposição do serviço que é para ser desempenhado, e para isso, é necessário evitar o uso desse aplicativo.

Além disso, em alguns tipos de trabalho, a distração causada pelo uso do WhatApp no trabalho pode ocasionar até mesmo um acidente, já que existem atividades que demandam foco constante, como acontece com as profissões de motoristas e operadores de máquinas industriais.

Para evitar que isso gere problemas, o empregado deve procurar conhecer as regras da empresa a respeito do uso do WhatsApp no trabalho e as restrições a respeito do uso de outras redes sociais, e deve se habituar a receber e enviar mensagens via Whatsapp apenas nos horários de trabalho em que é permitido. Dessa forma, será possível evitar problemas que possam prejudicar a empresa e o empregado.

 

uso do whatsapp no trabalho

 

 

Uso do Whatsapp da empresa no trabalho

Outra situação grave ocorre quando o empregado utiliza o WhatsApp no celular da empresa para enviar mensagens que não são de interesse profissional. Dependendo do caso, o teor das mensagens pode trazer consequências ao empregado e ao empregador.

Quando o aplicativo é utilizado como ferramenta de trabalho, ele deve ser utilizado apenas para a troca de mensagens de caráter profissional. Além disso, o empregado deve tomar muito cuidado para não divulgar a terceiros as informações sigilosas da empresa. A divulgação de dados confidenciais pode motivar medida disciplinar e dispensa motivada.

O uso de WhatsApp tem se tornado muito frequente entre as empresas. Vale lembrar que a empresa não poderá exigir do empregado a utilização do aplicativo em aparelho de uso pessoal. O controle do WhatsApp no trabalho apenas poderá ser feito nos casos em que o aparelho for adquirido pela própria empresa.

Outra situação que merece atenção é quando o empregador aciona o empregado pelo WhatsApp fora do horário de trabalho, solicitando a resolução de questões de trabalho. Dependendo do caso, esse tipo de conversa pode dar direito ao funcionário de receber horas extras. Por isso é importante que a empresa evite esse tipo de contato com o funcionário.

É importante que a empresa institua regras e tenha uma política clara sobre a utilização desse tipo de ferramenta durante a jornada de trabalho e oriente os funcionários.

 

Prevenção de problemas

O uso do WhatsApp no trabalho, se feito de forma adequada, pode trazer muitos benefícios ao empregado e a empresa. Ele pode facilitar a comunicação entre os funcionários da empresa e também pode facilitar a comunicação da empresa com pessoas que atuam fora dela, como clientes e fornecedores.

Porém, é importante que o uso dessa ferramenta seja feito com cautela, de forma planejada e organizada, sem exageros, a fim de evitar as consequências do uso do WhatsApp no trabalho. É importante que o empregador estabeleça regras e fiscalize o trabalho, para garantir que o uso do aplicativo seja feto de forma adequada.

 

Confira Vagas de empregos em Sorocaba

 

Comentários