Como aumentar o marketing pessoal – 6 estratégias simples


18/06/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Como aumentar o marketing pessoal 1

Como aumentar o marketing pessoal – 6 estratégias simples

 

Aprender como aumentar o marketing pessoal é determinante para que você conquiste a tão sonhada vaga e tenha uma carreira brilhante. Para saber como fazer isso e elevar sua credibilidade no mercado de trabalho, confira nosso post.

 

Como aumentar o marketing pessoal?

 

1 – Valorize sua imagem profissional nas redes sociais

Antes de contratar, quase todas as empresas verificam as redes sociais dos candidatos, principalmente Facebook e Instagram. Por isso, é fundamental cuidar bem do seu perfil nas redes. Isso inclui ter uma foto de perfil com estilo mais profissional, evitar posts polêmicos e ter um vocabulário adequado.

Esses pequenos detalhes fazem toda diferença para chamar a atenção das empresas e aumentar as chances de ser contratado. Outras dicas para fortalecer sua imagem nas redes são:

  • Compartilhar conteúdos sobre a área em que você atua;
  • Compartilhar frases de motivação e inspiração;
  • Postar fotos interessantes no Instagram relacionadas à sua profissão, utilizando as hashtags (#) correspondentes à área de atuação (vendas, culinária, mecânica, administração, contabilidade etc.).

2 – Leia mais

Uma dica excelente de como aumentar o marketing pessoal é simplesmente ler mais. Quem lê com frequência, naturalmente fala e escreve melhor – fatores essenciais para ir bem numa entrevista de emprego e gerar maior credibilidade no mercado de trabalho.

Tenha uma meta de ler no mínimo 2 livros por mês, sendo 1 da área em que você atua e outro de temas gerais como literatura, finanças pessoais etc. Se você deseja atuar na área de vendas, por exemplo, faça uma lista dos 5 melhores livros nessa área e leia todos.

3 – Tenha uma rede de contatos

Ter uma rede de contatos é fundamental para o seu marketing pessoal. Utilize as redes sociais para participar de grupos fechados que anunciam vagas de emprego e faça contatos com pessoas que possam colaborar para uma colocação no mercado de trabalho.

Também é muito importante que seus amigos, parentes e ex-colegas de trabalho saibam exatamente a área na qual você deseja trabalhar. Dessa forma, assim que eles souberem de alguma oportunidade interessante, certamente irão te indicar.

4 – Faça cursos

Fazer cursos é uma excelente maneira de aperfeiçoar seus conhecimentos e ainda aumentar sua rede de contatos profissionais. Mesmo quem já possui bastante experiência no mercado de trabalho deve fazer cursos para manter-se atualizado e ser visto pelas empresas e outros profissionais do mercado que poderão te indicar para futuras vagas.

Também é interessante considerar a realização de cursos online que podem ser feitos no conforto de casa e ainda possuem valores acessíveis.

5 – Participe de eventos

Além de fazer cursos, participar de eventos relacionados à área de atuação é uma das melhores maneiras de como aumentar o marketing pessoal. Esses eventos podem ser palestras, workshops, congressos, jantares etc. O importante é manter contato com outros profissionais da área.

6 – Capriche no currículo

Como aumentar o marketing pessoal 1

O currículo é uma das etapas mais importantes do marketing pessoal, já que é por meio dele que o primeiro contato com uma empresa é estabelecido.

Portanto, para aumentar as possibilidades de ser contratado é fundamental caprichar no currículo. Isso envolve:

  • Colocar todas as informações de forma clara e objetiva;
  • Relatar as experiências profissionais mais relevantes (com ou sem carteira assinada);
  • Mencionar os principais cursos realizados;
  • Apontar no mínimo 2 referências;
  • Manter todos os dados atualizados (telefones, e-mail e endereço).

Por que o marketing pessoal é tão importante?

Aprender como aumentar o marketing pessoal é importante porque graças a ele você consegue construir uma imagem de maior relevância no mercado de trabalho, fazendo com que as melhores oportunidades cheguem até você.

Vale lembrar que marketing pessoal não consiste apenas em caprichar no visual, mas significa um conjunto de hábitos e ações que contribuem para sua carreira.

Esse marketing deve ser aplicado em todas as categorias profissionais, desde os cargos mais simples aos mais elevados. Outros exemplos práticos da aplicação do marketing pessoal são:

  • Habilidade de comunicação verbal e escrita;
  • Bom relacionamento interpessoal, aprendendo a lidar com clientes, fornecedores, chefes etc.;
  • Vestir-se corretamente no ambiente de trabalho, evitando exageros.

Com todas essas dicas de como aumentar o marketing pessoal você obterá excelentes resultados no mercado de trabalho, seja para conquistar um emprego ou mudar de empresa.

Para saber outras dicas imperdíveis, confira nossos conteúdos.

Veja também: Como aumentar as chances de ser contratado ?

 

Comentários