Como consultar FGTS ?


05/07/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Informações ao Trabalhador



Como consultar FGTS

 

Saber como consultar FGTS é fundamental para acompanhar os depósitos realizados mensalmente pela empresa e os respectivos juros creditados. Para saber como fazer isso de diferentes formas, confira nosso post.

5 formas de como consultar FGTS

1 – Com o Cartão Cidadão

A primeira forma de como consultar FGTS é utilizando o Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal. Essa consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento da Caixa juntamente com a senha do cartão ou também nas casas lotéricas.

Para maior detalhamento, deve ser solicitado o extrato do FGTS e não apenas o saldo. No extrato, além dos depósitos mensais, também são apontados os valores de juros e correções monetárias.

Quem ainda não possui o Cartão Cidadão deve entrar em contato com a Caixa Econômica e solicitar.

2 – Pela internet

Para consultar o FGTS pela internet basta fazer um cadastro no site na Caixa. Para isso, é preciso ter em mãos o número do PIS/NIT (com 11 dígitos) e documentos pessoais. É necessário informar alguns dados básicos e cadastrar uma senha.

Obs.: certifique-se de estar acessando o site oficial da Caixa em ambiente seguro e anote a senha em um local adequado para evitar de esquecê-la no próximo acesso ao site.

O extrato gerado pela internet apresenta os depósitos mensais realizados e respectivas alterações de juros e correções.

3 – Por mensagens no celular

Outra forma de como consultar FGTS é receber o valor depositado todos os meses por meio de mensagens no celular. A partir do momento que o trabalhador é cadastrado no site da Caixa ou passa a utilizar o Cartão Cidadão, os avisos começam a ser enviados pelo celular informando as atualizações do saldo, valores depositados no mês, juros e correções monetárias.

Também é possível receber essas mensagens via celular ao fazer um cadastro simples no site da Caixa, informando dados pessoais básicos e o número do celular.

4 – Pelo aplicativo FGTS

Uma novidade da Caixa Econômica para facilitar a vida dos trabalhadores é a disponibilização de um aplicativo para consultas à conta do FGTS.

Esse aplicativo está disponível para iOs, Android e Windows Phone. Por meio dessa ferramenta é possível consultar os depósitos mensais realizados na conta do FGTS do trabalhador, o saldo total, atualizações de juros e correções monetárias e movimentações de saque (quando houver).

5 – Nas agências da Caixa

Outra maneira de como consultar FGTS é comparecer numa agência da Caixa e solicitar atendimento direto no balcão do FGTS. Para fazer a consulta é necessário apresentar a carteira de trabalho, número do PIS, um documento com foto e o CPF.

Em caso de dúvidas sobre como consultar FGTS é necessário entrar em contato com a Caixa por meio do 0800 726 0207.

Quando consultar o FGTS?

Como consultar FGTS 1

Além de saber como consultar o FGTS é necessário estar por dentro dos melhores dias para fazer essa consulta. Pelo fato de as empresas terem prazo para realizar o pagamento do FGTS até o dia 7 de cada mês e levar mais alguns dias para que esses valores apareçam nas contas dos trabalhadores, o ideal é consultar o FGTS a partir do dia 20 de cada mês.

Quando o trabalhador é demitido sem justa causa e faz jus ao recebimento do FGTS também é necessário aguardar um período para verificação da conta, já que a empresa conta com prazo para este pagamento. Esses valores geralmente estarão disponibilizados dias antes de assinar os documentos do desligamento da empresa (termo de rescisão de contrato). Nesse momento, também serão entregues os documentos para sacar o FGTS

Importância de acompanhar o FGTS

É de suma importância que os trabalhadores acompanhem o extrato do FGTS pelos seguintes motivos:

  • Verificar se a empresa está realizando os depósitos mensais, tal como determinado pela lei;
  • Acompanhar os créditos de juros e correções monetárias;
  • Verificar o valor total da conta do FGTS para futuramente utilizá-lo de acordo com as condições estabelecidas pela lei, como por exemplo, financiamento de imóveis;
  • Verificar se não há divergências quanto aos valores pagos;
  • Verificar a discriminação dos valores pagos em casos de rescisão contratual por iniciativa do empregador e sem justa causa.

Com todas essas facilidades de como consultar FGTS, trabalhadores de todo Brasil tem condições de acompanhar os depósitos e atualizações sem sequer precisarem sair de casa.

 

Confira também:  Como conquistar qualidade de vida no trabalho

Comentários