Como estudar para concursos da forma certa ?


15/08/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Como estudar para concursos

Como estudar para concursos da forma certa?

 

Saber como estudar para concursos é uma grande oportunidade para os profissionais que valorizam segurança e buscam pelos melhores salários do país, já que, como sabemos, o setor público é o que oferece elevadas remunerações e benefícios.

Para aprender como iniciar os estudos e conquistar a tão sonhada vaga no setor público, confira nosso post.

Passo a passo de como estudar para concursos

Esses passos de como estudar para concursos farão toda diferença para aumentar suas chances de aprovação. Vejamos quais são eles.

Defina qual concurso quer fazer

A primeira ação de como estudar para concursos é definir qual ou quais deles você tem mais interesse. Isso envolve saber a cidade, área de atuação, função, remuneração etc. De acordo com seu nível escolar, defina de forma objetiva no máximo 3 concursos nos quais tem interesse e inicie seu programa de estudos focado neles.

Verifique as matérias exigidas

Depois de definidos os concursos, o próximo passo consiste em analisar todas as matérias que são exigidas com base no último edital de determinado concurso. Por exemplo, se você tem interesse em atuar como técnico administrativo na Prefeitura Municipal de São Paulo, é necessário consultar o último edital desse concurso e fazer uma lista de todas as matérias cobradas.

Um erro grave de quem deseja passar em concursos é estudar somente quando sai o edital. Isso nunca funciona, já que o tempo para preparo é curto e certamente os candidatos que estão se preparando há mais tempo ficarão com as vagas.

Elabore um cronograma

Como estudar para concursos requer planejamento e a melhor forma de fazer isso é elaborar um cronograma de estudos de acordo com as matérias que serão cobradas na prova.

Ao montar esse cronograma é muito importante ter claro que, quando o assunto é estudar para concursos, vale mais a constância que a quantidade de horas diárias dedicadas aos estudos.

Portanto, estipule o tempo de estudo diário de acordo com sua rotina e mantenha-se fiel a ele, estudando e revisando as matérias com a calma suficiente para absorver o conteúdo.

Tenha diversas fontes de aprendizado

Como estudar para concursos

Para aprender como estudar para concursos é preciso contar com diversas fontes de aprendizado. Isso significa que seus estudos devem ir muito além da simples leitura e exercícios de apostilas.

Assista videoaulas no Youtube e também aquelas oferecidas por cursinhos online que ensinam diversas matérias comuns na maioria dos concursos pelo Brasil, tais como Direito Administrativo, Direito do Trabalho, raciocínio lógico etc.

Teste seus conhecimentos constantemente

Além dos exercícios da apostila e daqueles propostos em videoaulas, você precisa testar seus conhecimentos de forma prática. A melhor forma é fazer as provas anteriores dos concursos que você pretende fazer e, somente ao final, consultar o gabarito.

Em cada questão que errou, verifique onde exatamente ocorreu esse erro, revise essas questões e busque memorizar o aprendizado para evitar os mesmos erros futuramente.

Faça aulas particulares

Como estudar para concursos de forma eficaz envolve também fazer algumas aulas particulares, especialmente para tirar dúvidas mais complexas sobre as matérias. À medida que você estuda no dia a dia, anote as dúvidas mais difíceis e busque um professor particular para esclarecê-las.

Para quem irá fazer concursos que contenham provas de redação, também é importante fazer algumas aulas particulares para assimilar as regras quanto à elaboração dos melhores textos.

Confira dicas de quem passou

Basta uma pesquisa rápida pelo Google ou Youtube para conferir histórias inspiradoras de pessoas que passaram nos concursos mais disputados do Brasil. Observar o que essas pessoas fizeram e listar as dicas que eles dão para quem está se preparando para as provas é uma excelente estratégia para aumentar suas chances de aprovação e conquistar a vaga de forma mais rápida.

Não desista

Saber como estudar para concursos requer muita determinação. É natural que, logo nas primeiras provas, você não consiga ser classificado, já que há uma concorrência muito grande. No entanto, jamais desanime. Tire uns 15 dias de descanso e logo depois retome os estudos.

Quanto mais você manter essa disciplina e determinação no dia a dia, mais perto estará da aprovação.

Esses passos de como estudar para concursos são chaves de ouro para quem almeja um cargo público. Anote-os e coloque-os em prática imediatamente.

 

Confira também: Como se destacar no mercado de trabalho e na empresa

Comentários