Como ficar calmo na hora da entrevista – 7 dicas de ouro


09/08/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Como ficar calmo na hora da entrevista

Como ficar calmo na hora da entrevista – 7 dicas de ouro

Saber como ficar calmo na hora da entrevista é a chave para ter um bom desempenho e aumentar suas chances de conquistar a tão desejada vaga de emprego. Para isso, selecionamos dicas preciosas para que você se prepare melhor para sua próxima entrevista. Confira.

7 dicas de como ficar calmo na hora da entrevista

Aprender como ficar calmo na hora da entrevista é algo totalmente possível. Anote todas essas dicas e siga cada uma delas.

Pesquisar sobre a empresa

Fazer uma pesquisa da empresa na qual você será entrevistado é uma excelente maneira de saber em qual terreno você estará pisando, o que dará maior segurança no momento da entrevista.

Outra vantagem é que, ao saber maiores informações da empresa, suas chances de ir bem na entrevista e de causar uma boa impressão são muito maiores. Entre as informações que você deve pesquisar, estão:

– há quanto tempo a empresa está no mercado;

– se ela possui outras unidades em outras cidades, estados ou países;

– número aproximado de funcionários;

– principais produtos e serviços oferecidos.

Conhecer as perguntas principais

Uma ótima dica de como ficar calmo na hora da entrevista é conhecer as principais perguntas que geralmente são feitas pelos entrevistadores. A partir dessas perguntas, você já pode pensar nas respostas mais adequadas.

Se antecipar às principais perguntas é uma excelente maneira de ganhar mais calma e confiança diante do entrevistador.

Aplicar técnicas de respiração

Como ficar calmo na hora da entrevista é plenamente possível e uma das maneiras de conseguir isso é por meio de técnicas simples de respiração.

A respiração adequada oxigena o cérebro, melhorando o raciocínio e, ao mesmo tempo, reduz a ansiedade. No dia da entrevista, logo ao acordar, aplique uma técnica de respiração de relaxamento e logo depois outra que estimule o cérebro.

Enquanto respira, tente visualizar lugares de que você gosta ou imagens positivas. Esse simples detalhe fará toda diferença para que no momento da entrevista você se sinta melhor.

Caso seja possível, alguns momentos antes da entrevista, vá a um local reservado e aplique novamente essas técnicas de respiração.

Vestir-se adequadamente

Para saber como ficar calmo na hora da entrevista é interessante você prestar atenção no que irá vestir no dia da entrevista. Quando nos vestimos adequadamente e ao mesmo tempo nos sentimos confortáveis e bem apresentáveis, naturalmente nos sentimos mais seguros, o que favorece um bom desempenho diante do entrevistador.

A dica aqui é separar as roupas e calçado no dia anterior, reservando um tempo para acertar na escolha no visual de acordo com o que é recomendado para entrevistas.

Outra recomendação é prestar atenção em como os melhores profissionais da sua área geralmente se apresentam.

Chegar 20 minutos antes do horário

Essa dica simples de como ficar calmo na hora da entrevista também é de grande ajuda. Chegar com 20 minutos de antecedência ao local da entrevista faz com que você já se harmonize com o ambiente da empresa, o que evita o nervosismo.

Aproveite esses 20 minutos para ir ao banheiro, beber um pouco de água e ficar um pouco em silêncio. Tudo isso favorece o relaxamento.

Confiar em você

Como ficar calmo na hora da entrevista

Não se compare com outros candidatos e não pense que a vaga está muito disputada. Antes e durante a entrevista, confie no seu potencial e na sua experiência profissional.

Na véspera e no dia da entrevista, busque lembrar de situações em que alguém te elogiou, momentos em que você se destacou no trabalho anterior ou teve uma ideia interessante etc. Em suma, busque o que tem de mais positivo em você e fortaleça sua confiança.

Se desapegar do resultado

Essa dica de como ficar calmo na hora da entrevista pode parecer estranha, mas é isso mesmo: não se apegue ao resultado da entrevista. Quanto mais você se apega e cria expectativas, mais se sentirá nervoso diante do entrevistador. Siga as dicas anteriores, ofereça seu melhor e busque um bom desempenho, mas não se apegue ao resultado.

Caso a vaga seja de outra pessoa, foque no aprendizado e pense que na próxima entrevista suas chances de ser contratado serão ainda maiores.

O que achou dessas dicas de como ficar calmo na hora da entrevista? Compartilhe conosco sua opinião e confira nossos demais conteúdos sobre empregos e oportunidades.

 

Comentários