Como manter a motivação ao procurar emprego ?


10/09/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Como manter a motivação ao procurar emprego - vagas em sorocaba empregos

Como manter a motivação ao procurar emprego?

 

Saber como manter a motivação ao procurar emprego é essencial para renovar o ânimo até encontrar sua oportunidade no mercado de trabalho. Confira nosso post e veja como não se deixar abater.

Como manter a motivação ao procurar emprego – 9 maneiras de superar o desânimo

Faça trabalhos temporários

O primeiro passo de como manter a motivação ao procurar emprego é evitar o desespero que sentimos quando estamos na busca por uma vaga fixa e não encontramos. Para isso, tente fazer trabalhos temporários para gerar uma renda rápida. Ainda que esses trabalhos não sejam na sua área, contar com esse dinheiro faz com que você tenha mais calma para encontrar um emprego fixo.

Não fique em casa

Por mais que você se sinta desanimado durante esse período de busca por um emprego, evite ficar em casa. Todos os dias, vá a regiões diferentes da sua cidade para verificar possíveis vagas que surgem em lojas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias etc. Muitas vezes, esse simples hábito de andar pela cidade pode abrir portas para um novo emprego.

Faça cursos gratuitos

Uma estratégia de como manter a motivação ao procurar emprego é fazer cursos gratuitos. Pesquise na sua cidade em quais locais esses cursos são oferecidos. Outra opção é fazer cursos em casa pela internet. Além de enriquecer seu currículo e aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista, fazer um curso pode abrir novas oportunidades profissionais que até então não eram vistas.

Esteja aberto para novas possibilidades

Com a crise no Brasil, alguns setores sofreram ainda mais e não conseguem contratar profissionais na mesma proporção que alguns anos atrás. Por isso, caso você veja que sua profissão está em baixa no mercado e há poucas vagas, pense em abrir novas possibilidades profissionais ao atuar em áreas diferentes.

A dica aqui é fazer uma lista de no mínimo 3 atividades que você sabe fazer bem no dia a dia e tentar buscar trabalho nessas áreas. Vamos ver alguns exemplos de atividades que podem se transformar em excelentes oportunidades profissionais:

  • Cozinhar;
  • Jardinagem;
  • Costura;
  • Limpeza e organização de ambientes;
  • Serviços administrativos básicos;
  • Auxiliar na organização de eventos;
  • Cuidar de animais de estimação.

Busque bons conselhos

Para aprender como manter a motivação ao procurar emprego é essencial buscar bons conselhos com amigos, familiares, conhecidos etc. que possam oferecer palavras positivas e de incentivo. Evite conversar com pessoas pessimistas que muitas vezes, além de não oferecerem ajuda, ainda tiram o ânimo e suas esperanças de conquistar uma vaga.

Leia mais

Como manter a motivação ao procurar emprego - vagas em sorocaba empregos

A leitura, além de ser uma excelente atividade de lazer, favorece seus conhecimentos e é fundamental para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho, já que quem lê escreve e fala melhor.

Frequente a biblioteca pública da sua cidade e pesquise por livros interessantes, preferencialmente aqueles que renovem seu ânimo. Se você está passando por dificuldades financeiras (o que é comum quando estamos procurando emprego), leia livros de pessoas que tem algo a ensinar sobre dinheiro. Acredite: muitos milionários já passaram imensas dificuldades no passado e a história de vida deles tem muito a ensinar.

Veja filmes de superação

Outra dica de como manter a motivação ao procurar emprego é ver filmes inspiradores, de pessoas que superaram dificuldades e obtiveram grandes conquistas. Assistir filmes assim renova nossas forças para continuar na busca por emprego. Confira abaixo nossas indicações de filmes:

Tenha um tempo de silêncio

Todos os dias, vá a algum local bonito como uma praça, um jardim ou um parque e simplesmente permita-se ficar em silêncio por alguns instantes. Isso ajuda colocar as ideias no lugar e é justamente nesses momentos, quando nos acalmamos, que muitas ideias surgem quanto aos próximos passos que devemos dar. Bastam alguns minutos em silêncio diariamente para renovar as forças e continuar na busca daquilo que desejamos.

Verifique diariamente os sites de vagas

Todos os dias, ainda que o desânimo apareça, confira todas as vagas divulgadas nos sites da sua cidade e região. Ainda que não tenham vagas de acordo com o seu perfil, caso veja oportunidades que sejam interessantes para um amigo ou familiar, informe essas pessoas. Lembre-se que eles também poderão indicar vagas para você.

Todas essas informações de como manter a motivação ao procurar emprego serão de grande ajuda para não desanimar e logo conquistar sua vaga. 

 

Confira também:  Trabalho temporário – Como aproveitar o final de ano e conquistar uma vaga?

Comentários