Como usar bem o décimo terceiro ?


02/09/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Como usar bem o décimo terceiro

Como usar bem o décimo terceiro?

 

Saber como usar bem o décimo terceiro, seja no caso dos aposentados/pensionistas ou de pessoas que trabalham na iniciativa privada, é fundamental para o equilíbrio das finanças. Confira nossas dicas e veja as melhores alternativas para fazer esse dinheiro render.

5 dicas de como usar bem o décimo terceiro salário

1 – Quite dívidas

Aprender como usar bem o décimo terceiro envolve utilizar esse dinheiro (ou parte dele) para a quitação de dívidas, principalmente aquelas inscritas no SPC e Serasa.

Entre os meses de novembro e dezembro, esses órgãos de proteção ao crédito, bancos, comércio em geral etc., oferecem diversas facilidades para que as pessoas consigam quitar dívidas. Essa é inclusive a melhor época do ano para sair da inadimplência em virtude dos altos descontos concedidos.

2 – Guarde uma parte na poupança

Reserve no mínimo 20% do seu décimo terceiro e guarde esse valor na poupança. Um dos maiores erros de nós brasileiros é gastarmos 100% do que ganhamos. Evite isso e aproveite esse dinheiro extra para iniciar ou aumentar suas reservas financeiras.

3 – Planeje suas compras

Como usar bem o décimo terceiro salário envolve planejar suas compras. Isso significa que você não deve sair por aí comprando sem pensar na utilidade real daquele produto ou serviço.

Faça uma lista das coisas realmente necessárias para você e sua família e priorize os itens que merecem maior atenção. Planejar as compras envolve também pesquisar preços, pedir descontos e comprar em locais que ofereçam as melhores condições.

Com o décimo terceiro nas mãos, você consegue negociar valores atrativos, já que estará pagando à vista.

Dica extra: evite comprar muitas roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos etc. nos meses de novembro e dezembro. Nessa época os preços geralmente são maiores em virtude do aquecimento da economia durante as festas de final de ano.

A melhor época para fazer compras é justamente nos meses de janeiro e fevereiro, quando o comércio está menos movimentado.

Obs.: não use os 20% que devem ser colocados na poupança para compras.

4 – Reserve uma parte para o próximo ano

Para usar bem seu décimo terceiro também é preciso pensar nas despesas do próximo ano, principalmente aquelas que chegam em janeiro, tais como IPVA, IPTU etc.

Reserve ao menos uma parte do seu 13º para essas despesas. Isso fará com que você inicie o próximo ano com maior tranquilidade.

5 – Férias econômicas

Para saber como usar bem o décimo terceiro, considere férias mais econômicas para você e sua família. Ao invés de reunir todo mundo e levar as crianças ao shopping, invista em outros tipos de lazer que são menos caros e oferecem até mais diversão e descobertas de novos lugares na própria cidade e região onde você mora.

Aproveite para visitar museus, parques, zoológicos e demais pontos turísticos. Para quem pretende viajar, invista em destinos mais baratos e busque se planejar quanto aos custos.

Como priorizar o uso do décimo terceiro?

Como usar bem o décimo terceiro

Você deve estar pensando: como usar bem o décimo terceiro com todas as despesas que tenho a pagar? Vamos ver o que considerar para fazer seu dinheiro render.

Se você possui dívidas, use a maior parte do décimo terceiro para quitá-las, uma pequena parte para poupar e outra pequena parte para compras de itens essenciais à vista.

Exemplo:

  • 60% do décimo terceiro destinado para quitação de dívidas;
  • 10% do décimo terceiro destinado para a poupança;
  • 20% do décimo terceiro destinado para compra de itens essenciais à vista (evitando de usar cartões de crédito);
  • 10% do décimo terceiro destinado para o lazer.

Caso não tenha dívidas, você poderá fazer a seguinte divisão:

  • 30% do décimo terceiro destinado para a poupança;
  • 20% do décimo terceiro destinado para despesas do próximo ano (IPVA, IPTU etc.);
  • 30% do décimo terceiro destinado para compras à vista (evitando uso do cartão de crédito);
  • 20% do décimo terceiro destinado para o lazer.

Antes mesmo de receber seu décimo terceiro salário, reserve um tempo para fazer as divisões de acordo com sua situação atual usando os modelos que colocamos acima. Anote esse planejamento e não fuja dele. Isso vai fazer toda diferença para sua vida financeira.

Gostou das nossas dicas de como usar bem o décimo terceiro? Compartilhe esse artigo com seus familiares e amigos.

 

Confira também: Livros que todo profissional deve ler

Comentários