Conhecer a empresa antes da entrevista – 5 dicas práticas para ser contratado


07/05/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


Conhecer a empresa antes da entrevista

 

Conhecer a empresa antes da entrevista é uma estratégia fundamental para aumentar as chances de ser contratado, já que saber dados básicos de onde se pretende trabalhar é um dos quesitos mais valorizados pelos entrevistadores. Para saber como fazer isso e chegar à entrevista muito mais preparado e seguro, confira nosso post.

 

 

Dicas de como conhecer a empresa antes da entrevista

 

1 – Pesquisar nas redes sociais

O primeiro passo para conhecer detalhes sobre a empresa na qual você fará uma entrevista é pesquisar nas redes sociais, acessando principalmente o Facebook e Instagram dessa empresa. Essa simples pesquisa deixa você mais informado com relação aos produtos ou serviços que ela oferece, existência de políticas socioambientais etc.

 

A Importância das Redes Sociais na Procura por Emprego

 

2 – Olhar o site da empresa

Uma simples pesquisa pelo Google torna possível acessar o site da empresa e colher uma série de informações importantes, tais como missão, visão, valores institucionais, número de funcionários, se ela possui ou não mais filiais, quais cidades/estados atende, detalhes quanto aos produtos e serviços oferecidos etc.

Ter essas informações em mãos faz toda diferença para aumentar as chances de ser contratado, já que o candidato que chega à entrevista munido desses dados gera maior confiança e demonstra interesse pela empresa, fatores valorizados pelos entrevistadores.

 

3 – Buscar referências

Ao saber como conhecer a empresa antes da entrevista é importante ter em mente que, da mesma forma que a empresa tem o direito de ter referências suas, você também deve procurar por referências da empresa antes de participar de um processo seletivo.

Para ter essas informações, basta fazer uma pesquisa pelo Google e buscar notícias sobre a conduta dessa empresa, procurando saber principalmente se ela possui muitas demandas trabalhistas, se há atraso de salários ou benefícios sociais, se ela adota políticas que valorizam os funcionários etc.

 

4 – Entender o mercado

Para conhecer a empresa antes da entrevista também é necessário compreender o mercado no qual ela atua. Isso envolve identificar os principais concorrentes, principais desafios enfrentados pelo mercado como um todo etc. E por que saber essas informações?

Quando você reserva um tempo para essa pesquisa, naturalmente conseguirá compreender com antecedência quais são os possíveis problemas que essa empresa enfrenta no dia a dia. Além de ir muito bem na entrevista, ao conquistar a vaga de trabalho, você conseguirá contribuir com ideias e até mesmo ser promovido de forma mais rápida.

 

5 – Observar as pessoas que já trabalham nessa empresa

Para saber informações básicas sobre as pessoas que já trabalham na empresa que irá te entrevistar, basta fazer uma pesquisa no Linkedin, a maior rede social de profissionais em todo o mundo.

Isso o ajudará a identificar o perfil de funcionário que essa empresa busca ou valoriza, assim como facilitará na interação com os futuros colegas caso você conquiste a vaga.

Quando não encontrar essas informações, tente analisar objetivamente o que uma empresa espera de um funcionário que ocupará a vaga para a qual você será entrevistado. Isso ajuda bastante até mesmo para conseguir responder melhor às perguntas feitas na hora da entrevista.

Por que conhecer a empresa antes da entrevista?

 

Conhecer a empresa antes da entrevista

 

Além de saber como fazer para conhecer maiores detalhes da empresa antes de comparecer na entrevista, você deve ter claro a importância de fazer isso, já que esse fator é determinante para a conquista (ou não) da vaga. Vejamos então por que vale a pena reservar esse tempo para pesquisar sobre a empresa.

  • Maior clareza quanto à empresa que você pretende trabalhar;
  • Aumento da segurança na hora de comparecer à entrevista e responder às perguntas realizadas pelo profissional do RH;
  • Diminuição do nervosismo e sensação de “branco” na hora de responder às perguntas;
  • Ter um diferencial frente aos demais candidatos;
  • Demonstrar características positivas, tais como pro atividade, interesse profissional, senso de planejamento etc.;
  • Aumento das chances de ser contratado ou até mesmo de concorrer a outras vagas na mesma empresa;
  • Reforço das informações contidas no currículo, demonstrando na prática, seu real interesse em fazer parte de determinada empresa.

 

Todas essas informações demonstram como conhecer a empresa antes da entrevista fará toda diferença na conquista da vaga, podendo ser o início de uma longa e brilhante carreira em uma empresa que valorize seu trabalho.

Comentários