Governo Federal Lança a Carteira de Trabalho Digital – Saiba como solicitar


29/11/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Informações ao Trabalhador



Tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital

 

Para o cidadão brasileiro um dos documentos mais importantes é a Carteira de Trabalho, ela atesta toda a sua experiência profissional, quais foram os locais que o profissional teve vínculo bem como todos os dados referentes ao contrato de trabalho de cada pessoa. Apesar de ser um documento tão importante, o tempo de emissão era um grande problema, pois existia uma demora e acabava atrasando o ingresso à uma nova experiência.
Para sanar esse problema, o Governo Federal desenvolveu um novo sistema para geração de carteira de trabalho. Esse novo método chegou no mercado há pouquíssimo tempo, mas tem gerado boas impressões naqueles que se submeteram. O novo sistema já possui recordes próprios, pois a carteira de trabalho pode produzida em poucos minutos e possui diversas vantagens.
Para facilitar ainda mais, o novo método é aplicável para Android e para iPhone (iOS) através de um aplicativo (app) que traz uma facilidade ainda maior. A carteira de trabalho digital funcionará como uma forma de extensão do original, onde no aplicativo constará informações importantes tanto para o trabalhador quanto o empregador, como: Número do PIS, dados sobre o contrato de trabalho e informações sobre o empregador. Além disso, é possível realizar a requisição da segunda via do documento original e ainda tirar dúvidas sobre a carteira de trabalho, através de um sessão de perguntas com respostas.
Por ser um aplicativo que foi lançado a pouco tempo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados ao fazer o download na play store do seu smartphone, pois existem aplicativos que estão “imitando” o layout original para roubar seus dados pessoais. Para evitar que isso aconteça com você, vamos mostrar a forma correta de utilizar o aplicativo bem como o aplicativo original para realizar o download.

Como funciona?

Para o novo sistema, é necessário ter outros documentos físicos válidos ou se está recebendo benefícios do Governo Federal, como: Bolsa Família. Também será necessário saber se o número do PIS consta ativo. Para o combate de fraudes e irregularidades com a documentação passem pelo novo sistema.
Para a solicitação da segunda via, existe um banco de dados que está diretamente ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, o que facilita bastante a solicitação. Logo, não será necessário buscar às empresas pelo qual o trabalhador passou para resgatar seu histórico profissional.
A principal vantagem é que não será necessário empregar nenhum valor para ter sua carteira de trabalho digital, todo o processo é 100% gratuito, onde nem a foto é cobrada.
Aprenda com o passo-a-passo abaixo como baixar e utilizar o aplicativo da carteira de trabalho digital:

1.Abra a loja de aplicativos do seu Smartphone e busque por CTPS Digital ou acesse o link para Android ou para iOS;

2.Clique em Instalar e em seguida aceite as permissões solicitadas pelo aplicativo, clicando em Ok;
3.Após a instalação, abra a tela inicial e comece as configurações deslizando com o dedo para o lado;


4.Clique em Entrar;
5.Na sequência, faça o login em “Cidadão.br”, se não tiver conta, clique em Cadastre-se e preencha os dados necessários;

6.Na tela, abrirá uma tela de autorização em que você permite o acesso por parte do aplicativo aos seus dados e seus documentos pessoais. Será necessário clicar em “Autorizo”.

7.Após a realização do login, confira seus dados no cadastro do Ministério do Trabalho;


8.Agora, você está prontinho para acessar o aplicativo e ter as informações necessárias.

Comentários