A melhor época para procurar emprego é agora


09/05/2018 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Dicas de emprego


A melhor época para procurar emprego é agora

A melhor época para procurar emprego é agora

 

Não há dúvidas de que a melhor época para procurar emprego é agora. Nosso país está começando a se recuperar de um período de crise econômica e muitas empresas estão voltando a contratar para atender futuras demandas de produtos e serviços. Para começar essa procura e aumentar suas chances de ser contratado, fique de olho nas nossas dicas.

 

10 dicas para aproveitar a melhor época para procurar emprego

 

1 – Atualize e reenvie seu currículo

Por mais que você tenha enviado seu currículo para diversas empresas nos últimos meses, este é o melhor momento para atualizar suas informações e reenviar o currículo, já que a maioria das indústrias e prestadoras de serviço estão se movimentando para novas contratações nos próximos meses.

Aproveite essa oportunidade para enriquecer seu currículo com novos cursos realizados, experiência com trabalhos como freelancer, voluntariado etc.

 

2 – Participe de grupos de vagas

Aproveite todo potencial das redes, especialmente Facebook, LinkedIn e Whatsapp para participar de grupos fechados que divulgam vagas na sua cidade e região. Por meio desses canais é possível ver oportunidades que nem sempre são divulgadas pelas agências de emprego e pelos jornais.

 

3 – Pesquise novas empresas

Além de reenviar seu currículo para as empresas que você já entrou em contato, uma excelente maneira de aproveitar a melhor época para procurar emprego é pesquisar empresas novas, sejam elas indústrias, prestadoras de serviço, comércios etc.

Faça uma lista com no mínimo 20 empresas nas quais você gostaria de trabalhar e na sequencia envie seu currículo, seja pelo site ou pessoalmente.

 

4 – Converse com seus amigos

Troque ideias com seu grupo de amigos a respeito de vagas que estão sendo divulgadas. Muitas vezes, outras pessoas já possuem informações que poderão lhe ajudar bastante na busca de um emprego. Você pode entrar em contato com seus amigos por meio das redes sociais ou pessoalmente.

 

5 – Faça cursos gratuitos

A melhor época para procurar emprego é agora1

Diversas instituições públicas e ONGs oferecem cursos gratuitos de curta duração que ajudam bastante a enriquecer o currículo. Inclusive, tais cursos podem ser o início de uma nova profissão e são ainda mais indicados para pessoas que não possuem muita experiência no mercado.

Pela internet, de forma gratuita, também é possível fazer uma série de cursos com certificação. Deixamos aqui uma dica especial da plataforma EduK, que oferece inúmeros cursos por um valor mensal extremamente acessível, facilitando a conquista do emprego ou uma atividade como autônomo.

 

6 – Invista da aparência

Investir o que for possível na aparência é algo essencial para que você consiga aproveitar a melhor época para procurar emprego. Já que você pode ser chamado para entrevistas de um momento para outro, procure manter o cabelo bem cortado, unhas feitas e deixar sempre uma ou duas trocas de roupas próprias para participar de entrevistas de emprego. Esses simples cuidados vão facilitar bastante sua vida e fazer com que você aproveite as melhores oportunidades.

 

 

 

7 – Leia mais

Ler livros sobre a área que você pretende atuar, histórias reais de grandes empreendedores e demais obras é de grande ajuda para enriquecer seu vocabulário e fazer com você esteja melhor preparado para as entrevistas que certamente irão surgir.

 

8 – Cogite mudar de cidade

A ausência de boas oportunidades de emprego é um dos maiores problemas principalmente nas cidades pequenas. Para quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho, vale a pena cogitar a hipótese de mudar de cidade, atuando em cidades maiores na mesma região ou até mesmo ir para outras regiões do Brasil.

 

9 – Diminua a pretensão salarial

Por mais que as empresas estejam contratando novamente, nem sempre é possível conseguir um emprego que ofereça as mesmas condições de salário e benefícios que você tinha anteriormente. Por isso, seja flexível quanto a pretensão salarial.

Depois de demonstrar seu bom trabalho, com o passar do tempo, a empresa naturalmente vai melhorando o salário e até mesmo concedendo promoções de acordo com seu desempenho.

 

10 – Faça trabalhos como freelancer

Enquanto você não é chamado para entrevistas, aproveite seu tempo para fazer trabalhos como freelancer. Isso te ajudará bastante para aproveitar a melhor época para procurar emprego, já que essas atividades temporárias irão enriquecer seu currículo e ainda gerar uma renda, aliviando seu orçamento mensal.

Coloque essas dicas em prática e esteja preparado, pois nosso país já está passando por um momento de recuperação que certamente renderá oportunidades aos profissionais atentos a elas.

 

Comentários